terça-feira, 15 de setembro de 2015

Barca das Letras vai disseminar literatura em regiões ribeirinhas

Barca das Letras vai espalhar literatura em regiões ribeirinhas do Amapá     

Barca das Letras vai disseminar literatura em regiões ribeirinhas
A Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras está de volta aos rios do Amapá. No período de 17 a 20 de setembro vai doar dois mil livros para crianças viventes às margens dos rios Amazonas e Macacoari. Trata-se de ação prevista no projeto "Barca das Letras, da Alegria, do Voluntariado e do Amor", premiado pelo Ministério da Cultura em novembro/2014 no Edital Prêmio Leitura para Todos - Projetos Sociais de Leitura, apresentado por meio da Fundação Cultural de Artes e Esportes Mundico e Manola - Funcartemm, de Ourém(PA). E conta com o apoio das lideranças/moradores das comunidades, da Associação da Escola Família Agroecológica do Macacoari - AEFAM e Associação de Mulheres Ribeirinhas e Vítimas de Escalpelamento da Amazônia - AMRVEA.
 
Serão realizadas três intervenções lúdicas de incentivo à leitura, sendo uma em Macapá, no Igarapé das Mulheres(17/9 - manhã) e duas no município de Itaubal, nas comunidades São Tomé(19/9) e Foz do Macacoari(20/9). Participam da ação, além do 'Tio Palhaço Ribeirinho'(personagem do arte-educador amapaense Jonas Banhos, coordenador da Barca das Letras), o poeta ribeirinho Francisco Mendes de Cametá(PA); e, a palhaça 'Amocotinha' da 'Trupe Nós, os Pernaltas', grupo teatral de Belém(PA) que vai apresentar números circenses para as crianças ribeirinhas.
 
O Prêmio Leitura para Todos foi instituído pela Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), do Ministério da Cultura(MinC) com o objetivo de identificar projetos voltados para a formação de leitores e para a promoção de acesso ao livro e à leitura, cuja metodologia aplicada contribua para a ampliação e o fortalecimento de práticas de leitura em ambientes físicos e sociais diversos. O projeto premiado vem sendo executado desde março/2015 e prevê a circulação da Biblioteca Barca das Letras por dez comunidades tradicionais/originárias dos Estados do Amapá, Pará e Bahia e quatro eventos culturais em Roraima, Goiás, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Além de oito intervenções urbanas para arrecadação de livros em Brasília, Belém e Macapá. Acompanhe pelo http://barcadasletrasedoamor.blogspot.com.br.

Fonte:
http://www.diariodoamapa.com.br/cadernos/editorias-i/manchetes/item/6747-barca-das-letras-vai-espalhar-literatura-aos-ribeirinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/