quinta-feira, 4 de junho de 2015

Barca das Letras, da alegria, do voluntariado e do amor no Quilombo Narcisa(Capitão Poço/PA)

No domingão(31/05) foi a vez do Quilombo Narcisa receber os voluntários da Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras. Localizada na zona rural do município de Capitão Poço, às margens do Rio Guamá, distante 240 km de Belém, dos quais 21 km são de estrada de piçarra, em péssimo estado de conservação. Por lá vivem dez famílias e cerca de cinquenta pessoas, sendo oito crianças. Por isso, as lideranças comunitárias também convidaram seus vizinhos da Comunidade Quilombo Pimenteira e Comunidade Santo André. Assim, cerca de 120 pessoas, entre muitas crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos foram beneficiados com a ocupação lúdica da Barca das Letras.

O local escolhido foi uma frondosa mangueira bem no meio da comunidade, em frente à igreja e ao lado da bonita casa azul, já bem próxima da descida que vai pro rio, cercada pela floresta e seus moradores.  Lá as crianças ajudaram na instalação da Biblioteca Barca das Letras, leram e ao final ganharam os trezentos livros do acervo; pintaram o sete, os livros de colorir, os papéis e o isopor; brincaram e cantaram de roda, corrida de saco, boca de forno, corda, peteca; conheceram a Exposição ParÁfrica; assistiram e participaram do belo e inusitado espetáculo da Trupe Nós, os Pernaltas(palhaço Bufo e Amocotinha) bem na beira do Rio Guamá, aonde todo dia, toda hora, tomam gostosos banhos e pescam o peixe nosso de cada dia;  ouviram histórias dos livros contadas por suas mães e pelos voluntários da Barca; atentos, ouviram as histórias antigas da comunidade, contadas pelo Mestre Griô Adilson; brincaram de trava línguas e de recitar poesias na Rádia NossaCasa, animada pelo Tio Palhaço Ribeirinho; degustaram o delicioso lanche e almoço comunitário preparado com muito carinho pelas moradoras do Quilombo Narcisa, com os sabores e saberes locais; ganharam bombom, pirulito, massinha e lápis de cor e muita amorosidade dos 10(dez)voluntários da Barca das Letras, que vieram de Belém(PA), Ourém(PA) e Brasília(DF): Lú Maués, Johnny Russel, Bianca Dias, Musa Russel, Aissa Matos, Arlindo Matos, Mestre Sales, Danilo Sales, Seu Edson Santos e Jonas Banhos.















































































Esta foi mais uma ação do projeto Barca das Letras, da alegria, do voluntariado e do amor, contemplado com o Prêmio Leitura para Todos do Ministério da Cultura, apresentado pela Fundação Cultura de Artes e Esportes Mundico e Manola - Funcartemm de Ourém(PA). Contou ainda com o apoio cultural das lideranças locais do Quilombo Narcisa(Ribeiro e Socorro); do projeto Troca de Saberes(Belém), Associação dos Pequenos Agricultores Escola Familiar Rural 25 de Julho(Ourém), Prefeitura Municipal de Ourém e da Pousada Luar Lindo(Ourém). E com a ajuda de vários doadores de Brasília, Belém e de pessoas de todo o Brasil que enviaram doações pelos Correios.

As fotos foram registradas por Aissa Mattos, Arlindo Matos e Jonas Banhos e estão disponíveis no álbum do flickr:

Barca das Letras no Quilombo Narcisa(Capitão Poço/PA)

Nossa terna gratidão a todos!

Contatos/Doações:
(61)8167 1254 - Jonas Banhos
barcadasletras@gmail.com
barcadasletrasedoamor.blogspot.com
barcadasletras.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/