quarta-feira, 22 de abril de 2015

Biblioteca Itinerante Barca das Letras completa 7 anos incentivando a leitura, solidariedade e alegria

 
Na bonita manhã do dia 21 de abril de 2015 a Barca das Letras esteve mais uma vez incentivando o prazer da leitura e a solidariedade com os frequentadores do Eixão do Lazer, na altura das quadras 107/108, na Asa Norte, em Brasília. Foi o momento também de comemorar o aniversário de 7(sete) anos da Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras - NossaCasa de Cultura e Cidadania. Apareceram para festejar junto com o palhaço Ribeirinho os leitores (pequenos e grandes), doadores, apoiadores, divulgadores e os voluntários! Também teve a presença do jornalista Paulo Markum e sua equipe do Programa Arquiteturas da TV SESC(https://www.facebook.com/...programaarquiteturas), que produziam uma reportagem sobre o Eixão do Lazer e gravaram com a Barca das Letras!
















Assista o vídeo do palhaço Ribeirinho gravado pelo voluntário Pollyano Ribeiro:

 Palhaço Ribeirinho falando da Barca das Letras


A Barca das Letras é uma biblioteca itinerante infantil que navega pelos rios da Amazônia ao Chuí desde 21/4/2008 incentivando o prazer da leitura com as crianças, principalmente, viventes em comunidades originárias(indígenas) e tradicionais(ribeirinhas, quilombolas, agroextrativistas, pescadores artesanais, agricultores familiares). Também faz intervenções lúdicas em eventos culturais, sociais, educativos e literários. Iniciou suas ações pelos rios do Amapá e, a partir de 2010, começou a expandir suas atividades para outros Estados(Pará, Roraima, Tocantins, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul) e, também, na Bolívia. Nestes 7 anos já arrecadou e distribuiu mais de 70 mil livros, os quais são coletados em campanhas permanentes pelas redes sociais, enviados pelos Correios e em intervenções em logradouros públicos de Brasília.  Ganhou dois prêmios do Ministério da Cultura: Prêmio Tuxaua Cultura Viva(2010) e Prêmio Leitura para Todos - Projetos Sociais de Leitura(2014).  A Barca das Letras foi idealizada e é coordenada pelo arte-educador Jonas Banhos e conta com a ajuda primordial de vários voluntários viventes nas próprias comunidades e nas Capitais dos Estados e/ou nas sedes dos municípios. Tem como entidade-parceira a Fundação Cultural de Artes e Esportes Mundico & Manola - Funcartemm, de Ourém(PA).

Esta ação no Eixão do Lazer teve o apoio do Prêmio Leitura para Todos - Projetos Sociais de Leitura, concedido pelo Ministério da Cultura em novembro/2014 à Funcartemm, pelo projeto "Barca das Letras, da alegria, do voluntariado e do amor", coordenado por Jonas Banhos.

Gratidão a todos que nos ajudam a manter viva a Barca das Letras por todos estes anos!!!! Gratidão ao Roteiro Baby(http://www.roteirobaby.com.br/) e demais veículos de comunicação que sempre divulgam nossas ações! Seguimos juntos e misturados, pela leitura viva para todos!
 
Para conhecer mais a Barca das Letras assista a entrevista concedida ao Programa Cidadania da TV Senado:

 



Conheça também o blog exclusivo do Projeto "Barca das Letras, da alegria, do voluntariado e do amor":

http://barcadasletrasedoamor.blogspot.com.br/


Para quem quiser enviar doações, conceder apoio/patrocínio, convidar para eventos ou intervenções em comunidades:
(61)8167 1254 - Jonas Banhos
barcadasletrasedoamor.blogspot.com.br
barcadasletras.blogspot.com.br
barcadasletras@gmail.com


Barca das Letras
Caixa Postal 785
CEP 71.510-970
Brasília/DF


abraços fraternos,
do palhaço Ribeirinho!



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/