quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Biblioteca itinerante incentiva leitura na Amazônia e no sertão nordestino

Projeto Barcas das Letras chega às aldeias indígenas, comunidades ribeirinhas e aos quilombos


Barca das Letras na Festa da Colheita do Capim Dourado, na comunidade remanescente de quilombo Povoado de Mumbuca (Mateiros-Jalapão-Tocantins), em setembro de 2013.
Barca das Letras na Festa da Colheita do Capim Dourado, na comunidade remanescente de quilombo Povoado de Mumbuca (Mateiros-Jalapão-Tocantins), em setembro de 2013. Jonas Banhos/ Flickr/CC BY-NC-SA 2.0
 
Tarde Nacional faz entrevista com o coordenador de um trabalho voluntário que estimula o prazer da leitura. Os livros são recolhidos em Brasília, que é o principal centro de arrecadação. Os livros infantis doados são levados para até quatro comunidades na Amazônia ou no Nordeste. Segundo o coordenador da Barca das Letras, Jonas Banhos, o projeto nasceu em 2008, no Amapá, na comunidade quilombola Conceição do Macacoari, à beira do Rio Macacoari.

A Barca das Letras precisou ser espalhada para outras comunidades, para incentivar a leitura entre as crianças que vivem à beira do rio, onde não há políticas básicas para a comunidade. Jonas Banhos diz que houve a necessidade de navegar por vários outros estados e hoje vai levando livros e ensinamentos às crianças de vários estados brasileiros. No próximo dia 11, a Barca das Letras faz uma ação na Festa do Marmelo, no quilombo Mesquita, Cidade Ocidental, no entorno do Distrito Federal.

Saiba como contribuir com livros para a biblioteca itinerante Barca das Letras nesta entrevista de Jonas Banhos ao programa Tarde Nacional, na Rádio Nacional de Brasília.
 

Para doações:
(61) 8167 1254(Jonas Banhos)
barcadasletras.blogspot.com.br
barcadasletras@gmail.com
twitter @barcadasletras
Facebook Barca das Letras

Envie doações pelos Correios:
Barca das Letras
Caixa Postal 785
Brasília/DF
CEP 71.510-970

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/