segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Barca das Letras abrindo o maravilhoso Troca de Saberes 2014 na Comunidade Rio Grande(Ourém/Pará)

Muitos livros, leituras, alegrias, brincadeiras e amorosidades para as crianças do Rio Grande
 
A Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras vivenciou pelo segundo ano consecutivo o maravilhoso encontro cultural vivo comunitário Troca de Saberes, realizado às margens do rio Guamá e do Igarapé do Sítio Luarlindo, em Ourém, nordeste do Pará, no período de 28 a 30 de novembro de 2014. O IV Troca de Saberes propiciou uma pitada colorida e poética da diversidade cultural brasileira, unindo, em um único território, ribeirinhos, quilombolas, indígenas, Mestres e Grupos de Boi Bumbá de Ourém, professores/estudantes das cidades e das zonas rurais de Ourém e Belém, e, de cidades vizinhas, crianças, jovens, adultos, idosos, portadores de necessidades especiais(surdos, mudos, altistas, deficientes físicos), arte-educadores, escritores, músicos, artistas de várias vertentes(teatro, circo, audiovisual, grafite), mãe e filhos de santo, cristãos e ateus. Gentes da Amazônia Legal e das demais regiões brasileiras, viventes ou não no Pará. Tudo junto e muito bem misturado, num clima de paz, solidariedade e muitas alegrias. Todos querendo trocar saberes, sabores, dizeres, fazeres, prazeres, aprendizados, afetos e amorosidades, num clima de muita paz, luz, espiritualidade, alegria e natureza viva.

 




 
 
A abertura do Troca de Saberes aconteceu no dia 28 de novembro na Comunidade do Rio Grande, zona rural de Ourém, no período da manhã, com a brincadeira da Biblioteca Barca das Letras na Barraca da Santa. Um pouco mais de noventa crianças de várias escolas vizinhas e seus professores fizeram a festa literária  na comunidade, lendo, pintando, brincando, cantando, cirandando em roda, pulando de alegria, animadas pelos palhaços Ribeirinho da Barca das Letras e sua convidada, a Zitinha(Belém), dos participantes do  projeto Troca de Saberes e dos próprios professores das Escolas.


 .






Ao final das brincadeiras, as crianças e professores levaram livros para suas casas, os quais foram doados por moradores de Brasília e Belém, a quem somos sempre muito gratos!!! Também somos gratos às crianças da comunidade Rio Grande pelas trocas solidárias trocadas, aos professores das Escolas presentes, aos nossos Investidores Sociais, ao nosso eterno e terno parceiro Arlindo Matos, à Pousada Luarlindo(Ourém), à nossa entidade-parceira Fundação Cultural de Artes e Esportes Mundico & Manôla(Funcartemm), à Escola Casa Familiar Rural 25 de Julho, aos nossos voluntários e aos queridos irmãos de caminhada, a Kate Titan e oErivelton Araújo, do projeto Troca de Saberes, pela realização deste belo e fundamental evento e pela fraterna amizade!


Contatos:
barcadasletras@gmail.com
barcadasletras.blogspot.com.br
(61) 8167 1253 - Jonas Banhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/