terça-feira, 16 de setembro de 2014

Barca das Letras aportará na XXII Feira Estadual de Ciências de Roraima

De 25 a 27 de setembro acontecerá a XXII Feira Estadual de Ciências de Roraima(Fecirr) no Parque Anauá, em Boa Vista. A Fecirr é o maior evento de ciência e educação do Estado e é coordenada desde 2011 pelo Núcleo de Pesquisa e Estudo em Educação em Ciências e Matemática (NUPECEM) da Universidade Estadual de Roraima. A Feira reúne ainda a 4ª Mostra Científica de Química da Amazônia Setentrional e o 5º Torneio Estadual de Robótica. Segundo a coordenadora da Fecirr, professora Ivanise Rizzatti, os eventos “consistem em uma mostra das produções científicas elaboradas no âmbito das escolas da Educação Básica da rede particular e pública e da Educação Tecnológica de Roraima. Neste ano o tema escolhido é Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, sendo que o evento estará aberto à visitação pública”.

E dentre as várias atrações culturais do evento, estará presente novamente a Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras, com sua colorida, alegre e poética intervenção de incentivo à leitura com os participantes. A Barca das Letras nasceu no Amapá em 2008 idealizada por Jonas Banhos, arte-educador voluntário com origens na comunidade quilombola Conceição do Macacoari(AP). Comandada e animada pelo palhaço Ribeirinho, a biblioteca navega, sobretudo, por comunidades ribeirinhas da Amazônia distribuindo leituras, livros, gibis, revistas, alegrias e poesias para as crianças viventes às margens do Rio Amazonas e seus afluentes. Já foram realizadas mais de cento e quarenta intervenções literárias em comunidades tradicionais/originárias(ribeirinhas, quilombolas, indígenas, pescadores artesanais, agroextrativistas) e em eventos culturais, sociais e educacionais por todo Brasil.


Professores indígenas 
Palhaço Ribeirinho
Foto de Ruyter Fernandes
Nos três dias de intervenções em Boa Vista, a Barca das Letras distribuirá aos participantes da Feira, livros, gibis e revistas que foram arrecadados com os leitores de Brasília(DF), aonde a biblioteca itinerante faz intervenções mensais para coletar doações. Quem quiser ajudar, também pode levar sua doação. A Barca das Letras será montada em uma tenda no Espaço Literário, como nos dois anos anteriores em que participou, funcionando na quinta e na sexta-feira à tarde e no sábado, a partir das 9h. 


A Barca das Letras estará na Fecirr a convite da coordenação do evento e conta com o apoio cultural do Coletivo Arteliteratura Caimbé, parceiro desde 2010.




Para saber mais da Barca das Letras assista a entrevista no Programa Cidadania(TV Senado):



Contatos:
barcadasletras@gmail.com
(61) 8167 1254 - Jonas Banhos
Facebook  Barca das Letras
Twitter @barcadasletras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/