sábado, 27 de setembro de 2014

Barca das Letras na Coluna Rede Literária do Jornal Folha de Boa Vista

PRÓLOGO

Povo lindo das leituras!
Hoje vai ser um dia quente, com certeza. Mas se você não fica irritado com isso como eu fico, dá um pulo no parque Anauá entre 9h e 16h e curte a lindeza que está a participação da Biblioteca Itinerante Barca das Letras no Espaço Literário da XXII Feira de Ciências do Estado de Roraima. É só chegar e vivenciar alegria no circo mágico da leitura comandado pelo arte-educador Jonas Banhos e os voluntários que sempre se integram a esta iniciativa. As fotos de hoje são uma amostra da energia que rola lá.

Edgar Borges
Mande notícias: culturaderoraima@gmail.com / edgarjfborges@gmail.com
Siga no twitter: @borgesedgar

ENCONTRO DE CORDELISTAS

O Coletivo Arteliteratura Caimbé e a UERR promoveram na tarde desta sexta (26),  na XXII Feira de Ciências do Estado de Roraima,  a edição de setembro do Sarau da Lona Poética e o IV Encontro de Cordelistas de Roraima. Além disso, distribuíram cerca de 300 exemplares de literatura de cordel e livros de poesia e prosa de autores locais. Se quiser conferir, as fotos estarão disponíveis no blog www.caimbe.blogspot.com.br a partir de segunda.

OFICINA DE CORDEL 

Falando em cordel, na manhã deste sábado (27) tem oficina de literatura de cordel com o autor Rodrigo de Oliveira. A atividade faz parte da terceira edição da mostra de artes Vivarte, organizada pelo poeta Aldair Ribeiro dos Santos. As inscrições para a oficina são gratuitas e devem ser feitas na secretaria da 1ª Igreja Presbiteriana de Roraima, rua Barão do Rio Branco, 999, sub-esquina com Av. Cap. Júlio Bezerra, Centro, fone 3224 2330. Corre que ainda tem vaga! A partir das 20h, a Vivartes terá apresentações e exposições artísticas produzidas por convidados e frequentadores das Igrejas Presbiterianas de Roraima.

MESTRADO

Último aviso sobre o mestrado em Letras da UFRR: as inscrições terminam dia 30 de setembro e estão sendo oferecidas 20 vagas. O edital pode ser lido no link http://ufrr.br/ppgl.

INCLUSÃO E IGUALDADE

Instituições de ensino superior têm até 30 de outubro para inscrever no Ministério da Educação projetos de pesquisa sobre igualdade racial, combate ao racismo, valorização da cultura e das línguas indígenas, acessibilidade, inclusão. Cada projeto selecionado receberá R$ 2,8 milhões, será contemplado com 14 bolsas de mobilidade internacional, sendo dez bolsas de graduação-sanduíche, com duração de um a 12 meses, e quatro bolsas de doutorado-sanduíche, com duração de quatro a 12 meses. As atividades nas instituições terão início em 2015 com prazo de dois anos, podendo ter um ano de acréscimo. Saiba mais: http://goo.gl/tvXeVz.

PROGRAMA LEITORADO 

Termina neste sábado (27) o prazo para que professores de língua portuguesa ou literatura realizem suas inscrições no Programa Leitorado. A seleção tem como objetivo levar profissionais para universidades do exterior para promover a língua e a cultura, bem como a literatura e os estudos brasileiros. Os selecionados vão receber bolsa mensal, passagem aérea e outros benefícios definidos de acordo com a universidade de destino. Os valores também variam conforme cada país e instituição. Vai aqui: www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/programa-leitorado.

LITERATURA E LEITURA NA FECIRR

Como dito no Prólogo, as imagens da coluna nesta semana são da terceira participação consecutiva da Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras na Fecirr, fruto de um convite lindo da UERR. Se quiser ver mais fotos, acessa depois o blog www.barcadasletras.blogspot.com.br. Se quiser ver ao vivo, vai no parque Anauá entre 9h e 16h.


O arte-educador Jonas Banhos é quem comanda a animação na Barca das Letras

O jovem poeta Brendo Vieira estará neste sábado na Barcas com a intervenção Lixo-cultural

A interação com as crianças faz parte das dinâmicas da Barca


 Olha o visual lindo que está no parque Anauá

Pintar e brincar, além de ler, são os atrativos da Barca das Letras por onde ela passa

Leitura para todas as idades

 Só alegria na Barca das Letras



fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/