sábado, 16 de agosto de 2014

Semana da Leitura Kiriri com a Barca das Letras na Aldeia Baixa Cangalha(Banzaê/BA)


A quarta intervenção da Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras em Território Kiriri aconteceu na Aldeia Baixa Cangalha. município de Banzaê/BA, nos dias 9 e 11 de agosto de 2014, durante a Semana da Leitura Kiriri. Desta vez a proposta de intervenção foi: ler o mundo Kiriri, andando pelos caminhos naturais e vivenciar a natureza viva, preservada(após a retomada do território, antes invadido por fazendeiros/latifundiários); conhecer o modo tradicional de vida kiriri; brincar com as crianças com suas brincadeiras tradicionais; e, só ao final, distribuir os livros e leituras às crianças e aos educadores, levados pela Barca das Letras.

Durante dois dias, os educadores da Aldeia Baixa da Cangalha nos ensinaram: algumas alternativas ao enfrentamento da seca no sertão da Bahia; as diversas alternativas de geração de renda em desenvolvimento; as plantações e as criações de animais que geram renda para os Kiriri e transformam-se no alimento nosso de cada dia. Quanto trabalho, quanta diversidade cultural, quanto cuidado com a mãe natureza, quanta ciência, quanta sustentabilidade, quantas belezas naturais, encantamentos e gentilezas...








Somos e estamos muito gratos: aos educadores da Escola da Aldeia Baixa Cangalha pela bela aula natural e o delicioso almoço, alimentando nossas almas e corpos; aos educadores da Aldeias Cajazeira e Segredo que nos levaram e acompanharam, como sempre, com muitas alegrias pelos caminhos de flores Kiriri; aos doadores de livros da Barca das Letras em Brasília e os amigos de Santa Maria Madalena/RJ que enviaram livros pelos Correios para nossas amadas crianças Kiriri; aos nossos InvestidoRe$ Sociais que ajudam a pagar as despesas mensais da Barca das Letras - NossaCasa de Cultura e Cidadania, com suas contribuições.

Viva a leitura viva comunitária!!!
Viva a cultura + natureza = cultura viva comunitária!

Todas as fotos estão disponíveis no flickr:


https://www.flickr.com/photos/mochileirotuxaua/sets/72157646143300417/

abraços fraternos,



do palhaço Ribeirinho.

barcadasletras@gmail.com
(61) 8167 1254 - Jonas Banhos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/