segunda-feira, 21 de julho de 2014

Barca das Letras no Eixão do Lazer neste domingo(27/7) arrecadando livros



E neste domingo(27/7) a Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras estará no Eixão do Lazer, em Brasília/DF, recebendo doações de livros infantis, gibis, brinquedos, material escolar, filmes e músicas infantis para levar em sua intervenção nas Aldeias Cajazeira e Segredo, Terra Indígena Kiriri, em Banzaê(Bahia), no período de 5 a 10 de agosto de 2014.

A Barca das Letras estará das 8h30h às 12h, na altura das quadras 107/108 na Asa Norte aguardando as generosas doações dos moradores de Brasília.


A Barca das Letras
A Barca das Letras é uma biblioteca itinerante infantil comunitária que nasceu no Amapá em abril/2008, idealizada por Jonas Banhos, arte-educador voluntário com origens na comunidade Quilombola Conceição do Macacoari(AP). Comandada e animada pelo palhaço Ribeirinho e seus ajudantes-voluntários, a biblioteca navega por comunidades ribeirinhas da  Amazônia ao Chuí, distribuindo leituras, livros, gibis, revistas, brinquedos, material escolar, alegrias, brincadeiras e poesias para as crianças viventes às margens do Rio Amazonas e seus afluentes, pelos sertões nordestino e do Planalto Central e pelas serras do Sul e Sudeste. 

A Biblioteca Barca das Letras vive de doações e gentilezas de moradores de Brasília, Belém e Macapá, onde há voluntários que recebem a coleta.  Realiza uma intervenção mensal no Eixão do Lazer(107/108 Asa Norte) em Brasília para coletar as doações dos moradores da cidade. Também recebe doações pelos Correios(Caixa Postal 785 Brasília/DF Cep: 71.505-300) de pessoas especiais de todo o Brasil e até do exterior. E quem puder e quiser, também pode ajudar financeiramente, tornando-se um Investidor Social mensal ou em parcela única(http://barcadasletras.blogspot.com.br/2014/07/seja-um-investidor-social-da-barca-das.html). 

Nestes seis anos de trabalho voluntário, já foram realizadas mais de cem intervenções literárias em comunidades tradicionais/originárias localizadas às margens dos rios de Unidades de Conservação da Natureza(e entorno), quilombos, aldeias indígenas, comunidades de pescadores/agroextrativistas, beneficiando milhares de crianças. A Barca das Letras também sempre participa de eventos culturais, sociais e educacionais pelo Brasil, mostrando um pouco da cultura ribeirinha amazônica e lutando por políticas públicas culturais para as comunidades tradicionais/originárias. Já navegou pelos Estados do Amapá, Pará, Roraima, Tocantins, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e, também, em La Paz(Bolívia). Em 2009 a Barca das Letras foi homenageada no Senado Federal durante a Semana Nacional da Leitura. Em 2010 foi contemplada com o Prêmio Tuxaua Cultura Viva do Ministério da Cultura. Em 2011 ganhou o Prêmio Mestre Selé da Irmandade de Carimbó São Benedito(Santarém Novo/Pará). Em 2013 foi um dos cinco projetos do Amapá indicados ao Prêmio ANU da Central Única das Favelas(CUFA). 


Nossos contatos:  (61) 8167 1254 - Jonas Banhos
barcadasletras@gmail.com
@barcadasletras

2 comentários:

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/