quarta-feira, 25 de junho de 2014

Copa da Leitura e da Alegria chega às comunidades riberinhas, quilombolas e indígenas do Pará

Copa da Leitura e da Alegria no São Tomé(AP)

A Copa da Leitura e da Alegria está a todo vapor e a Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras continua a navegar pelas comunidades ribeirinhas, indígenas, quilombolas do Amapá e Pará. A primeira fase acaba de ser finalizada com ações de incentivo lúdico à leitura por comunidades viventes ao longo do Rio Macacoari e Amazonas, nos municípios de Macapá e Itaubal(AP). Foram beneficiadas aproximadamente cento e vinte crianças amapaenses com rodas de leitura, brincadeiras tradicionais, pintação do sete, distribuição de livros e exibição de filmes animados, inclusive durante os dias de jogos da Seleção Brasileira.

Agora a Biblioteca Barca das Letras aporta nas comunidades do Pará para divertir a criançada, animada pelo Palhaço Ribeirinho e diversos voluntários de movimentos culturais de Belém, Ourém, Abaetetuba e das próprias comunidades vivenciadas. Veja a programação:


Barca das Letras na Comunidade Santo Antonio(Capitão Poço/PA) - maio/2014

28/06 - Barca das Letras na Aldeia Itaputyri Tembé(Santa Luzia do Pará/PA)

29/06 - Barca das Letras na Comunidade Santo Antonio(Capitão Poço/PA)
30/06 - Barca das Letras no Quilombo Mocambo(Ourém/PA)
1//07 - Terreiro do Boi Bumbá Lapichinha(Ourém/PA)
5/07 - Santuário Yacumama da Biodiversidade Ribeirinha na Comunidade Açacú(Abaetetuba/PA)
6/07 - Comunidade Bom Remédio(Abaetetuba/PA)


Barca das Letras no Terreiro do Boi Bumbá Lapichinha(Ourém/PA) - maio/2014

A Barca das Letras é uma biblioteca itinerante que navega pelas comunidades ribeirinhas do Amapá desde 2008, e desde 2010 por outras comunidades/eventos da Amazônia ao Chuí, incentivando o prazer da leitura, principalmente, com as crianças, levando e distribuindo livros, gibis, brinquedos e material escolar, os quais são arrecadados em campanhas permanentes em Macapá, Belém e Brasília. Além disso, também há muita animação, alegria e brincadeiras tradicionais feitas por voluntários e pelo palhaço Ribeirinho, personagem do amapaense Jonas Banhos, arte-educador voluntário, idealizador e coordenador da biblioteca Barca das Letras.
A "Copa da Leitura e da Alegria" foi pensada com o objetivo de oferecer uma opção cultural às crianças que não quiserem assistir aos jogos da Copa do Mundo. Assim, a idéia é promover diversas atividades lúdicas de incentivo à leitura durante os jogos, inclusive, os da Seleção Brasileira. 
Esta ação é uma realização do Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania e conta com o apoio fundamental de doadores de Brasília(DF) e Belém; voluntários de Brasília e Belém(PA); das lideranças das próprias comunidades vivenciadas; Fundação Cultural de Artes e Esportes Mundico & Manola - FUNCARTEMM de Ourém(PA); Pousada Ecológica Luarlindo; Movimento dos Ribeirinhos e Ribeirinhas das Ilhas e Várzeas de Abaetetuba - MORIVA; Comissão Pastoral da Terra - CPT/Região Guajarina.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/