terça-feira, 13 de maio de 2014

Barca das Letras estará na Teia Nacional da Diversidade coletando doações de livros e artes dos Pontos de Cultura(Natal/RN)



A Biblioteca Itinerante Infantil Barca Das Letras estará circulando pela TEIA Nacional da Diversidade coletando doações de livros e as artes dos Pontos de Cultura participantes. O evento acontece de 19 a 24 de maio, em Natal/RN, e, a Barca das Letras participa a convite da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) da Fundação Biblioteca Nacional.

Dentro da Barca das Letras o visitante encontrará várias leituras/intervenções:

- livros/gibis arrecadados durante a Teia;
- exposição de fotos das centenas de intervenções lúdicas da Barca das Letras pelas comunidades;
- a Rádia Megafônica NossaCasa Amazônia espalhando leituras, músicas, entrevistas e poesias;
- desenhos e pinturas das crianças/moradores das  comunidades já vivenciadas pela Barca das Letras;
- Teia da Leitura Viva;
- Varal de Poesias;
- Venda de livros/cordéis de escritores parceiros da Amazônia, como Edgar Borges, Zanny Adairalba, Francisco Mendes, João de Castro e muito mais;
Flora Do Marajó,estará com as encantarias e plantas medicinais com a parceira Edna Matinta do Pará,
- e quem mais chegar!!!


Traga sua doação solidária!!! As crianças ribeirinhas, quilombolas e indígenas da Amazônia serão beneficiadas com as doações e, por isso, já agradecem, engrandecem!!!

O palhaço Ribeirinho receberá colorida e sorridentemente todos de abraços fraternos abertos!!!

A Barca das Letras



A Barca das Letras é uma biblioteca itinerante comunitária que nasceu no Amapá em abril/2008, idealizada por Jonas Banhos, arte-educador voluntário com origens na comunidade Quilombola Conceição do Macacoari(AP). Comandada e animada pelo palhaço Ribeirinho, a biblioteca navega, sobretudo, por comunidades ribeirinhas da  Amazônia distribuindo gratuitamente leituras, livros, gibis, revistas, brinquedos, material escolar, filmes animados, cirandas de roda, alegrias e poesias para as crianças viventes às margens do Rio Amazonas e seus afluentes, mas também por outros biomas, como o sertão nordestino, o cerrado central e os grandes sertões veredas. Realiza campanhas permanentes para arrecadação de doações em Brasília(AP), Belém(PA) e Macapá(AP). Já foram realizadas mais de cem intervenções literárias em comunidades tradicionais/originárias localizadas em Unidades de Conservação da Natureza, quilombos, aldeias indígenas, comunidades de pescadores/agroextrativistas, acampamentos/assentamentos da Reforma Agrária e, ainda, participa de eventos culturais, sociais e educacionais. Já foram realizadas vivências lúdicas de incentivo à leitura nos Estados do Amapá, Pará, Roraima, Tocantins, Piauí, Ceará, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e na Bolívia. Recebeu homenagem durante a Semana Nacional da Leitura do Senado Federal(2009); contemplada no Edital Prêmio Tuxaua Cultura Viva 2010 do Ministério da Cultura; agraciada com o Troféu Mestre Selé concedido pela Irmandade de Carimbó São Benedito(Santarém Novo/PA) em 2011; indicada pelo Amapá, ao Prêmio Anu da Central Única das Favelas - CUFA(RJ) em 2013.





Vem doar cultura viva meu povo!!!!

Contatos:
(61) 8167 1254 - Jonas Banhos
barcadasletras@gmail.com
barcadasletras.blogspot.com.br
@barcadasletras
https://www.flickr.com/photos/mochileirotuxaua/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/