sábado, 22 de março de 2014

Barca das Letras na comunidade ribeirinha Igarapé Novo(Itaubal/Amapá)




A Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras esteve pela segunda vez na Comunidade Igarapé Novo, localizada na esquina do rio Amazonas com o rio Igarapé Novo, no município de Itaubal, no Amapá. A convite do professor de educação infantil, Aldo Correa, a Barca das Letras instalou-se na Escola Infantil da Comunidade nos dias 14 e 15/03/2014, promovendo muitas brincadeiras com as palavras com a criançada animada da comunidade Igarapé Novo. 











A Comunidade fica distante de Macapá, capital do Amapá, aproximadamente cinco horas de barco pelo rio Amazonas. Isso a depender da potência do motor do barco, da quantidade de maresias do rio Amazonas e, dependendo da época do ano, das chuvas. Nossa viagem durou duas horas, pois nosso ponto de partida foi a comunidade Foz do Macacori, aonde a Barca das Letras estava aportada, brincando com as crianças de lá também. Nosso comandante Mestre Seu Martinho e o seu piloto-ajudante Sergio Bruno(o Mudo) foram os responsáveis por nos levarem em segurança até a comunidade e nos trazer de volta, a quem somos sempre muitos gratos.

Bem, as crianças do Igarapé Novo são maravilhosas. Ainda lembravam da nossa última intervenção, há exatos um ano. Por isso mesmo, vieram brincar e trouxeram as novas crianças que haviam chegado à comunidade nesse período. Elas instalaram a Barca das Letras logo na noite do dia 14/03, do jeito delas, penduraram os panos e toda a decoração, transformando, a partir daquele momento a Escola na Biblioteca Barca das Letras, super-hiper-colorida. Logo depois, montamos o cineminha animado que atraiu bastante cinéfilos, que degustaram as peripécias da Turma da Mônica com muita pipoca, feita pelas voluntárias Rita de Cácia e mamães e vovós da própria comunidade. Uma delícia tudo!








No dia seguinte(15/03) a brincadeira começou logo cedo, às 8h30 horas. As crianças, chegaram antes, de tão animadas que estavam, por volta das 8h00 e ficaram ali na frente esperando para entrar na Biblioteca Barca das Letras. Algumas disseram-nos que até sonharam com o Palhaço Ribeirinho, outras que acordaram bem cedo, para vir logo brincar de ler. Então, diante de tanta euforia, começamos a brincadeira libertando os livros e gibis para a criançada conhecer novos personagens e também os velhos conhecidos dos gibis da Turma da Mônica. 

Nesta viagem,  trouxemos para as crianças da comunidade Igarapé Novo conhecerem os livros doados da Holanda pelo projeto Magia Sem Fronteiras(https://www.facebook.com/pages/Magia-sem-fronteiras/). Livros de alta qualidade, de capa dura, que nos foram enviados pela coordenadora do projeto, a brasileira Juliette Fernandes, que traduz os livros do holandês para português. Também trouxemos os livros de pano, ofertados pela artesã das palavras, a escritora Roberta Fraga, de Brasília/DF. Nem precisa dizer que as crianças amaram todos os livros. Uns disseram que leram até cinco livros só pela manhã.












Além da leitura dos livros, aconteceram diversas brincadeiras, trocas de afetos solidários, criações artísticas diversas. As crianças pintaram o sete e também: pintaram em papel; brincaram com os fantoches; montaram a toca das brincadeiras; confeccionaram(e brincaram) brinquedos artesanais(boliche, jogo da velha, amarelinha); arrumação/desarrumaram a biblioteca; fizeram uma roda de cantigas infantis; montaram quebra-cabeça; merendaram; vestiram-se de palhaço ribeirinho; escreveram cartas para o palhaço Ribeirinho; e, no final, ganharam gibis e livros para levarem para suas casas. E, tudo, claro, ao som da chuva, durante quase toda a manhã animada.

E assim foi mais esta vivência da Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras. Só temos que agradecer mais uma vez a todos os nossos apoidores e doadores de Brasília(Eixão do Lazer, das entregas em domicílio, Grupo do Xuxa) e os que enviaram suas doações pelos Correios(Projeto Magia Sem Fronteiras da Holanda); os nossos articuladores locais e voluntários envolvidos nesta ação cultural comunitária, em especial:
- Mestre Seu Martinho da Foz do Macacoari;
- Sergio Bruno(o Mudo) da Foz do Macacoari;
- Professor Aldo Correa do Igarapé Novo;
- Rita de Cacia da Barca das Letras de Macapá(AP);
- Jonas Banhos, Cuidador Geral da Barca das Letras.

Todas as fotos estão disponíveis em nosso álbum do flickr:
https://www.flickr.com/photos/mochileirotuxaua/sets/72157643547611415/


abraços fraternos,

Jonas Banhos
www.barcadasletras.blogspot.com.br
barcadasletras@gmail.cm
(61) 8167 1254 - Jonas Banhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/