terça-feira, 7 de janeiro de 2014

No dia do Leitor teve Barca das Letras no Assentamento Pequeno William, em Planaltina(DF)




Nada melhor do que comemorar o Dia do Leitor estando perto, pertinho dele, deles, os leitores. Assim escolhemos esta bonita manhã azulada para estar entre os leitores de todos os tamanhos e idades do Assentamento MST Pequeno William, na zona rural de Planaltina, a apenas 39 km do centro de Brasília/DF.




O Assentamento Pequeno William existe há três anos, fruto da luta dos trabalhadores que fazem parte do importante e resistente Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST.  Após mais de cinco anos de acampamento às margens das estradas, fechamentos de BR's, conversações e pressões dentro dos Governos, o MST conseguiu um pedaço de chão para que as famílias-lutadoras fossem instaladas e dali tirassem seu sustento, com o suor de seus rostos e com muito trabalho para semear e depois colher os frutos de uma opção voluntária por uma vida digna no campo, praticando uma agricultura orgânica, sem o uso de produtos químicos(agrotóxicos) ou de sementes transgênicas(que tantos males vêm causando aos seres humanos que com eles mantém contato, seja porque têm que manuseá-los, seja porque deles se alimentam).

Inclusive, o nome Pequeno William dado ao Assentamento vem justamente homenagear a criança de dois anos que brincando com seus outros amiguinhos, bebeu a água de um riacho de uma fazenda vizinha, de plantação de soja e criação de gado, que estava contaminado com agrotóxicos. A água contaminada consumida pelo pequeno William contaminou-o com uma mortal meningite.




Hoje, as vinte e duas famílias que ocupam os cento e trinta e quatro hectares do Assentamento Pequeno William ocupam a terra plantando mandioca, milho, feijão, hortaliças em geral, frutas, fazem farinha, e, criam algumas galinhas, que servem para alimentação das crianças e adultos, bem como conseguem fornecer para a merenda escolar e para feirantes de Planaltina, gerando renda aos seus moradores. Praticam uma agricultura agroecológica comunitária, em um sistema de produção e um modo de organização que foi pensado por dois anos, por seus próprios integrantes, depois de conhecerem outros modelos existentes em outras comunidades por aí e acolá. Um modelo que se preocupe com uma nova matriz tecnológica da agroecologia e que consiga produzir de forma a não desequilibrar a mãe natureza.



Durante as quatro horas de incentivo lúdico à leitura viva, a Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras atraiu a atenção da criançada, de adolescentes, jovens e adultos do Assentamento, com a distribuição gratuita de mil livros de literatura, poesia, didático, técnico, livros infantis e gibis, arrecadados no Eixão do Lazer, em Brasília, e também arrecadados por meio das redes sociais pelos voluntários da Barca das Letras, de forma permanente.




Tanta alegria e encantamento chamou a atenção do assentado Acácio, integrante do MST há mais de vinte anos, morador do assentamento Pequeno William e amante da leitura: "pensei que só eu gostasse de ler aqui no Assentamento. Estou animado e encantado de ver todo mundo se interessando pelos livros que chegaram na comunidade. Assim vale a pena montar uma biblioteca quando se tem um monte de gente interessada pela leitura." Depois, uma das mães nos contou que as crianças da comunidade organizam um Sarau poético no quintal de uma das casas, todo santo mês, onde todos os presentes têm que recitar pelo menos uma poesia. Coisa linda, não é mesmo!!!???

De fato, as pessoas não largaram os livros, mesmo com as brincadeiras envolvendo as palavras feitas pela dupla de palhaços da Barca das Letras, a Cocada e o Ribeirinho; com as diversas cirandas e músicas de crianças cantadas e encantadas por todos; com a pintação do sete nos papéis; com a montagem e desmontagem da Barca das Letras; com as apresentações musicais da agricultora Manu e dos músicos-voluntários Marina e Mauricio; com a apresentação do artesanato feito com folha de banana, produzido na comunidade; com a minioficina de fotografia para as crianças feita pelo nosso escritor Ibenilson. Foi uma linda festa literária para os leitores do Pequeno William, que ao final, ganharam uma Biblioteca Comunitária, conforme decidido pelos moradores que participaram da intervenção da Barca das Letras!!!



Participaram desta ação cultural da Barca das Letras os arte-educadores-voluntários: Déborah Paiva(palhaça Cocada), Ibenilson da Silva(escritor), Jonas Banhos(palhaço Ribeirinho) e os músicos Marina Shiva e Mauricio Marques.



Somos gratos pelo apoio e acolhida recebida dos moradores do assentamento Pequeno William, das crianças amadas aos adultos engajados; gratidão ao casal Acacio e Gustavina pelo delicioso almoço que nos foi gentilmente servido; gratidão à agricultora e música Manu por ajudar na animação e no encantamento da criançada; gratidão às artesãs da folha da bananeira, especialmente a Valdira do Grupo Multiflores; gratidão à liderança do Assentamento, a Adriana, também conhecida como Drica, pelos ensinamentos da história e do modo de vida agroecológicamente correto do Assentamento Pequeno William.

 
 


abraços fraternos,



Jonas Banhos
http://www.barcadasletras.blogspot.com.br"
www.barcadasletras.blogspot.com.br
barcadasletras@gmail.com
(61) 8167 1254

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/