domingo, 10 de novembro de 2013

Semana da Leitura Kiriri Barca das Letras na Aldeia Cajazeira(Banzaê-Bahia)






Viver sem amor no coração e na alma não tem o menor sentido. É vida vazia, triste, sem caminho. Acredito que a entrega ao outro, o cuidado com o outro, a gentileza para com o outro talvez sejam as melhores formas de demonstrar na prática que se ama alguém. E foi exatamente este sentimento amoroso que os educadores da Escola Índio Feliz da Aldeia Cajazeira proporcionaram à muitas amadas crianças indígenas Kiriri, durante a Semana da Leitura Kiriri Barca das Letras - NossaCasa de Cultura e Cidadania, organizada e idealizada por eles, em conjunto, e colocada em prática por nós, tudo junto e misturado, de 30/10 a 8/11/2013, na sua própria aldeia, mas também nas aldeias vizinhas e na mais distante e isolada do Território Indígena Kiriri: Segredo, Marcação e Baixa Cangalha.




Foram quase dez dias de profunda entrega e comprometimento dos educadores indígenas, que não pouparam nas experimentações livres, cheias de muita criatividade amorosa: de leituras ao pé do ouvido das crianças e do jatobá; de brincadeiras tradicionais apreendidas oralmente dos antepassados ou retiradas dos livros da biblioteca; de tecimento de teias de leitura; de esculpimento do barro retirado gentilmente da mãe terra e transformados em brinquedos pelas e para as próprias crianças; de coleta de cabaças e sementes para pintar caras de palhaços e confeccionar colares, pulseiras que se misturaram aos animais, frutas em pequenas peças doadas por queridos moradores de Brasília(Roberta Fraga e Cássio Sesana);




preparação cuidadosa da alimentação das crianças aos sons dos repentes da mestra Dona Sí Kiriri; varrição a todo momento da Barca das Letras; o acolhimento amoroso a cada criança leitora; os mestres e mestras mais idosos que sempre estavam ali pra compartilhar as histórias da própria comunidade; das diversas cantigas de rodas; da pintação das caras das crianças; da pintação do sete nos papéis; pais, mães e irmãos que vieram espontaneamente participar e ler pra e com seus filhos e irmãos; a exibição animada de filmes infantis; da confecção de belos painéis com fotos das primeiras intervenções da Barca das Letras na comunidade; da animação na Rádia Megafônica NossaCasa; da articulação com os educadores das outras comunidades para garantir a chegada da Barca das Letras por lá; da alegria de compartilharmos ao final do dia, o alimento para o corpo, após alimentarmos o dia todo nossas almas(e das crianças também).
 



A todos e todas os educadores(professores, administrativos, cozinheiras, serventes, seguranças), os mestres e mestras mais idosos da Aldeia Kiriri Cajazeira, minha (e)terna gratidão por tantos dias de muita alegria, aprendizados milsss, gentilezas profundas, amor fraterno docemente compartilhado.

 

 

Vocês todos são sensacionais!!!




Continuem firmes e fortes incentivando a educação formal e informal de nossas crianças indígenas, o futuro da nação Kiriri e brasileira!!!













Valeu Dernival Kiriri por ter me encontrado e me convidado, pela primeira vez, pra ir levar a Barca das Letras até a aldeia Cajazeira há exatos um ano!!! Gratidão também a toda sua amada família, que sempre me acolhe com muito carinho, cuidado e amorosidade em sua casa!!!



Gratidão pela festa surpresa no final, pelos presentinhos maravilhosos!!! Conseguiram fazer o palhaço Ribeirinho chorar na frente das crianças.... isto não se faz viu gente...kkk.... Amo vocês demais, em 2014 espero voltar muitas vezes ao amoroso convívio de todos vocês!!!





Viva as crianças!
Viva a leitura viva!
Viva a cultura indígena viva!
Viva a vida!!!
Viva!!!


As fotos estão disponíveis no álbum do flickr:




 abraços fraternos,

Jonas Banhos
www.barcadasletras.blogspot.com.br
(61) 8167 1254 (para doações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/