sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Barca das Letras com as crianças da comunidade ribeirinha São Tomé no Rio Macacoari(Itaubal/Amapá)


A Biblioteca Itinerante Barca das Letras aportou mais uma vez este ano na comunidade São Tomé, à margem direita do Rio Macacoari, município de Itaubal, distante de 5 a 7 horas de Macapá, capital do Amapá, no dia 3 de outubro de 2013. O objetivo desta intervenção foi comemorar antecipamente o Dia das Crianças.

 
 
 
 
 

Para chegar até a comunidade São Tomé , contamos com o apoio das lideranças jovens da comunidade Foz do Macacoari, o Aldemir Corrre e o Aldrin Correa, que gentilmente levaram os arte-educadores da Barca das Letras, Rita de Cacia e Jonas Banhos, para brincar de ler com as crianças. Chegando à comunidade, as crianças já nos esperavam no porto da comunidade, com largos sorrisos, já que a notícia já havia sido escutada no "telefone público" das comunidades ribeirinhas, o rádio, por meio da mensagem que passamos no programa Alô Alô Amazônia,  da Rádio Difusora de Macapá. Também resolveram dar o ar da graça as crianças das três turmas da Escola Municipal do São Tomé, que rapidamente vieram participar da brincadeira.


Aí a festa literária estava completa, lotada, diversa e colorida!!! No ar, muita energia positiva, vontade de colocar pra fora toda a potente criatividade da criança ribeirinha, que vive harmonicamente no meio da floresta amazônica, na beira do rio Macacoari.  Mas, não só as crianças estavam presentes, também vieram os professores, a Diretora e os funcionários da Escola, pais, tios, irmãos e avós das crianças, todos, juntos e misturados, lendo os livros, gibis e revistas que trouxemos; fazendo e tecendo artes; brincando; cantando; cirandando na Rádia NossaCasa com a ajuda do Palhaço Ribeirinho; pintando o rosto e transformando caixas de papelão em botos, arraias, araras, tartarugas, peixes e outros animais da floresta logo ali ao fundo, ao lado e à frente de todos nós; degustaram as poesias do Varal e as fotos das últimas intervenções da Barca das Letras na comunidade; assistiram animadamente filmes animados da Turma da Mônica e outros mais. Ao final, como sempre, todos os presentes levaram para suas casas além de muita leitura e alegria, livros, gibis, revistas, fotos e belas recordações de mais um dia de incentivo prazeroso na Barca das Letras.

Valeu meu povo!!! Todos fizeram uma linda festa literária às margens do Rio Macacoari.



E viva a criançada linda e amorosa do São Tomé e das comunidades próximas que vieram brincar conosco na Barca das Letras!!!!

Gratidão pelo apoio cultural da família do Seu Marcílio e da Dona Miquilina pela acolhida. Grato a todos que ajudaram a montar e desmontar a Barca das Letras; grato à criançada pela participação; grato ao Aldemir Correa pelo transporte. Grato aos doadores de livros e gibis de Macapá e Brasília.

Esta ação na comunidade contou com os arte-educadores voluntários: Rita de Cácia, Aldrin Correa e Jonas Banhos.

Até a próxima galera!!!!

A próxima Barca das Letras na Comunidade São Tomé será no início de dezembro.

Até lá mulecada linda!!!

abraços fraternos,


Jonas Banhos
www.barcadasletras.blogspot.com.br
(61) 8167 1254 (para doações)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/