quinta-feira, 6 de junho de 2013

Barca das Letras navegando alegremente pelos rios Amazonas e Macacoari



Cada dia é surpreendentemente mais feliz do que o outro na Biblioteca Itinerante Barca das Letras. É difícil até descrever todas as amorosas vivências em palavras... Mas, vamos lá...tentar... De 27/05 até 5/06, navegamos pelas comunidades r...ibeirinhas Carmo do Macacoari, São Tomé, Foz do Rio Macacacoari, Igarapé Novo e Igarapé Amazonas, localizadas às margens dos exuberantes rios Amazonas e rio Macacoari, no município de Itaubal no Amapá!

 
Em todas elas, mais uma vez fomos acolhidos amorosamente pelos moradores, incentivadores locais da leitura e da cultura viva das comunidades e, todos juntos e bem misturados, brincamos eufórica e coloridamente com nossas amadas crianças ribeirinhas da Amazônia, distribuindo algumas centenas de livros, gibis, leituras, pinturas de sete e de rosto, filmes animados, mobilizando para a participação no Edital Mais Cultura nas Escolas, compartilhando alegrias, sonhos futuros e poesias milssss!!! E de lá trouxemos em nossas bagagens culturais a renovada esperança de que unidos somos fortes, com solidariedade podemos sempre ir mais além, que agindo (sem esperar por nossos des-governantes) podemos ir mudando, ao nosso jeito e tempo, nossas realidades de invisibilidade social, mostrando toda nossa potência humana em transformarmos nossas comuns unidades, em busca do bem comum, partindo de nossas próprias realidades locais.
 

Só tenho mais uma vez a agradecer e externar minha terna gratidão por todo o esforço dos nossos articuladores locais voluntários de todas as comunidades(Seu Zé Picanço, Raimunda Triandade, Cleidiane, Ilana, Seu Martinho, Dona Creuza, Aldrim Correa, Kelly, Seu Marcílio, Dona Miquilina, Aldo Correa, Aldemir Borges, Djama e suas filhas, Tico, Zacarias, Gilvan) que não mediram esforços(emprestaram seus barcos, pilotaram, nos guiaram, nos alimentaram, fotografaram, leram pras crianças, mobilizaram, pintaram, fizeram e distribuíram a pipoca com suco pras crianças etc etc etc) para que em tão pouco tempo pudéssemos atingir todas as comunidades vivenciadas, às vezes distantes 5, 6, 7 horas da capital do Estado do Amapá, Macapá.



 E claro, nossa terna gratidão também às nossas amadas crianças que vieram brincar alegremente conosco, e nos fazem continuar navegando alegremente, ante tanto brilho no olhar e sorrisos largos e gratuitos!!! Também grato aos nossos doadores de Brasília e Macapá, que possibilitam, com suas fartas doações, a democratização do acesso à leitura às nossas crianças ribeirinhas. Continuem nos doando! Aos meus familiares e amigos que me ajudam, cada um do seu jeito, e, principalmente, sempre me dão muita energia positiva e força pra continuar neste mundo mágico da leitura, do voluntariado e da cultura viva comunitária!


 Em setembro, por certo, retornaremos!!!



Os álbuns com todas as fotos em todas as comunidades vivenciadas já estão disponíveis no flickr:

http://www.flickr.com/photos/mochileirotuxaua/

 Meus sinceros abraços fraternos a todos vocês´, meus amados amigos,

Jonas Banhos
Cuidador da Barca das Letras
(61) 8167 1254 - TIM Brasília/DF(para doações)
barcadasletras@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/